Anabya é poeta, cantore, MC e ator, nascido em Natal (RN), com raízes fincadas entre Macapá e Belém, mas foi na cidade de Santos, na Baixada Santista, que se formou como atriz e mergulhou de vez na cultura Hip Hop — linguagens que se entrelaçam profundamente em sua trajetória artística.
Atualmente vivendo na Zona Noroeste de São Paulo, Anabya pulsa sua arte em múltiplas formas: música, performance, corpo e palavra. Suas criações ressoam espiritualidade, memória e vivência periférica, como um código afetivo que mantém viva sua ancestralidade enquanto compartilha caminhos de fortalecimento coletivo.
Em 2020, lançou seu primeiro experimento musical no freestyle, e, ainda no contexto da pandemia, concebeu e lançou seu segundo EP como gesto de sobrevivência e resistência. Em 2024, firmou sua identidade com o lançamento do primeiro álbum autoral intitulado "Andarilha do Tempo", trazendo à tona sua história com originalidade e potência, transitando entre gêneros que sempre a acompanharam: lirismo, ritmo e presença.
Com forte presença cênica, ANABYA também agrega à sua trajetória os saberes do teatro, da performance e do audiovisual revelando esse cruzamento entre a imagem e a presença, unindo as potências da sua atuação como ator com a estética da sua musicalidade. Sua linguagem transborda entre o corpo, a palavra e o som, um entrecruzar de expressões que pulsa pertencimento, afeto e resistência.
MÚSICA
Fotografia: Bianca Hoffmann
SINGLES / EXTENDED PLAY
Singles
Álbum e Extended Play
ARTES CÊNICAS
GISLAINE
CURSO DE ATUAÇÃO PARA CÂMERA - QUANDO FALAM AS EMOÇÕES
ARTES VISUAIS
Exposição KAAPORÃ. Centro Cultural da Diversidade. São Paulo - (SP), 2024.
Em Kanoas Flutuantes, Anabya traz a memória de um mergulho no rio, em uma imersão no tempo profundo da infância. Sua poesia narra as dimensões que compõem a vida, os encontros, a relatividade do tempo e a densidade dos sentidos que fazem de nosso "pequeno ancestral" um grande rio de onde mina o sugo de nosso espírito humano por toda a vida. Por meio de sua obra, Anabya nos incita a ser curumin, a ser rio, canoa, a ser tempo e a ser mãe.