Locoto é estilista, figurinista, modelista e cosmaker indígena de 25 anos, que encontrou na moda um território de expressão desde a infância. Sua trajetória começou aos 11 anos, na oficina de costura de sua mãe, onde aprendeu não apenas técnicas, mas também uma profunda conexão afetiva com o fazer manual e a criação como linguagem de identidade.
Com formação em Modelagem Industrial (Centro de Modelagem Industrial Boliviano, 2022–2023) e participação nos programas Cria Costura e Cria Costura Empreendedor (Instituto IN-MOD, 2023–2025), Locoto vem se destacando como uma voz potente na moda periférica e decolonial, com produções que transitam entre o experimental, o ancestral e o urbano.
Entre seus trabalhos, destacam-se os figurinos criados para MC Vil e MC Zeca da ZL, a criação artesanal de máscaras para a Casa das Cholitas (2024), além de performances e desfiles em eventos como o São Paulo Fashion Week N57 (2024) e o Sarau Moda Marginal (2024). Também atua com figurinos de cosplay — como Shin (Dorohedoro) e Smoke (Mortal Kombat) —, além de desenvolver peças autorais e figurinos como o “Pepino – Espírito do Carnaval Paceño”.
Professor de alta costura e pesquisador de artesanato em geral, Locoto entende a moda como ferramenta de transformação social, cultural e afetiva. Suas criações costuram futuro e tradição, bordando narrativas que atravessam corpo, gênero, território e memória.
MÁSCARAS
UTHURUNKU, 2025
FIGURINO PEPINO, ESPÍRITO DO CARNAVAL PACEÑO, 2025
AJAYU ANGOLA , 2024
ARARA, 2024
DESFILES
DESFILE SPFWN57, 2024